sexta-feira, maio 07, 2010

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY- 170 º ANIVERSÁRIO

Oiii gente!!!!
Tô passando para anunciar que hoje é um dia muito especial para as bailarinas e bailarinos: O aniversário de nosso tão especial compositor Tchaikovsky.
Vamos descobrir um pouco sobre ele???

Piotr Ilitch Tchaikovsky Kamsko-Wotkinski Sawod, atual Tchaikovsky, 7 de maio de 1840 - São Petersburgo, 6 de novembro de 1893) foi um compositor romântico russo.




Embora não faça parte do chamado Grupo dos Cinco (Mussorgsky, César Cui, Rimsky-Korsakov, Balakirev e Borodin) de compositores nacionalistas daquele país, sua música se tornou conhecida e admirada por seu carácter distintamente russo, bem como por suas ricas harmonias e vivas melodias. Suas obras, no entanto, foram muito mais ocidentalizadas do que aquelas de seus compatriotas, uma vez que ele utilizava elementos internacionais ao lado de melodias populares nacionalistas russas. Tchaikovsky, assim como Mozart, é um dos poucos compositores aclamados que se sentia igualmente confortável escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano.

Tchaikovsky talvez seja mais conhecidos por seus bailados, no entanto foi apenas no fim de sua carreira, com seus dois últimos balés, que seus contemporâneos passaram a apreciar suas qualidades como autor desse gênero.




(1875–1876): O Lago dos Cisnes, Op. 20. O primeiro balé de Tchaikovsky foi encenado pela primeira vez (com algumas omissões) no Teatro Bolshoi em Moscou em 1877.

(1888–1889): A Bela Adormecida, Op. 66. Considerado um dos melhores trabalhos de Tchaikovsky. Encenado pela primeira vez em 1890 no Teatro Mariinsky em São Petersburgo.

(1891–1892): O Quebra Nozes, Op. 71. Tchaikovsky não ficou muito satisfeito com esta obra, seu último balé.





RETIRADO DO SITE WIKIPÉDIA

Fiquei sabendo disso pelo site do google que homenageia o compositor...A homepage do Google assinala esta sexta-feira o 170º aniversário do nascimento de Pyotr Ilych Tchaikovsky, apresentando, em vez do símbolo, bailarinos de «O Lago dos Cisnes», uma das suas mais famosas obras.


O doodle, criado em parceria com o San Francisco Ballet, remete para uma busca sobre Tchaikovsky, compositor russo, que morrer em 1893, tendo escrito alguns dos mais famosos concertos e musicais, como «A Bela Adormecida» e «Quebra-Nozes».



O gigante de buscas norte-americano tem celebrado eventos e pessoas famosas através da mudança do seu símbolo na sua página principal. A primeira vez que o Google tomou esta iniciativa foi em 1998, para comemorar o Burning Man Festival.



Espero que tenham gostado!!!

Beijoos

J.A.D.E

2 comentários:


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails