quarta-feira, março 31, 2010

SAPATILHAS DE PONTA: Parte 01

Começando pela escolha das sapatilhas....
Você que está tão feliz (assim como EU!), pq sua professora liberou suas tão esperadas sapatilhas de ponta, precisa saber o que fazer para escolher as suas sapatilhas, para que nada dê errado....

DICAS PARA A ESCOLHA DAS SAPATILHAS DE PONTA PARA INICIANTES:

  1. O ideal é experimentar TODAS as sapatilhas para iniciantes...Porque assim, você poderá ir eliminando as que não forem adequadas ao seu pé.
  2. Também é importante que você compre uma sapatilha mais macia e flexível, para que ela possa, aos poucos, se moldar ao seu pé.
  3. A sapatilha também não pode ser muito apertada,porque dá bolha no calcanhar e nem grande demais porque ela tira o equilíbrio e estabilidade da bailarina.
  4. Para quem tem pés largos, o cuidado deve ser ainda maior...Porque as sapatilhas costumam ser muito finas, e isso atrapalha demais no conforto dos dedos...Existem sapatilhas especiais para pés largos....
Quando você chegar em casa você terá que costurar as suas sapatilhas e então, aqui vão as dicas:


COSTURANDO AS FITAS:

Duas fitas cor-de-rosa de cetim (cada uma medindo mais ou menos 50 cm) são necessárias para cada sapatilha de ponta. Esta fita é brilhante em um lado e áspera no outro. O lado áspero será colocado para dentro (de encontro ao pé) para ajudar a firmar a sapatilha.




1) Pegue a sapatilha e dobre o salto (a parte de tecido que envolve o calcanhar) para frente, em direção à sola. Coloque a fita dentro da sapatilha, logo depois da dobra do salto, e marque levemente a sapatilha com uma caneta ou um lápis.





2) Para certificar-se do acerto na marca, observe se ela está próxima da costura lateral da sapatilha (aquela que todas têm). A marca deve estar ou no meio da costura ou um pouco antes dela, em direção ao calcanhar.



3) Ao costurar, não se esqueça de que o lado brilhante da fita deve ficar para fora. Costure sempre no contorno da fita. Atravesse toda a espessura da fita, mas somente o forro branco da sapatilha. Os pontos não devem atravessar o cetim.



4) É bom também "entortar" um pouco a posição da fita, deixando-a na diagonal, já que essa é a posição de amarrar as fitas. Tenha também o cuidado de não costurar o elástico da sapatilha, porque isto impedirá o ajuste apropriado. Você saberá que furou o elástico se for difícil puxar a agulha na volta da costura.





5) Para impedir que as fitas desfiem, ponha fogo em suas extremidades (mas muito rapidamente, e bem pouquinho!). Cuidado: isto deve ser feito somente por um adulto. Também pode-se passar esmalte para evitar tal fato.


COSTURANDO O ELÁSTICO

O comprimento de elástico depende muito da sua elasticidade e do tamanho do seu pé. Normalmente, usam-se uns 12 cm para cada sapatilha. O elástico deve estar razoavelmente apertado (mas não o bastante para parar a circulação!). Comece da mesma maneira que começou para fixar as fitas: dobrando o salto em direção à sola. Dessa vez, coloque o elástico mais perto do calcanhar, e não na direção dos dedos. Na costura deste, também deve haver um pequeno ângulo de inclinação. Não se esqueça de não costurar através do cetim da sapatilha, assim como nas fitas.



Durante o uso da ponta, o dançarino deve sempre verificar suas fitas e elásticos, e ajustá-los se for preciso, antes que se desgastem de vez e rasguem.




Espero que seja útil,

ATÉ A PRÓXIMA

J.A.D.E

7 comentários:

  1. Ótimo post!
    Se tivessem post assima um tempo atrás,eu não teria errado algumas vezes na escolha da minha

    =(

    ResponderExcluir
  2. Bem explicado eu que não uso ponta e falta um bom tempo pre mim usar já entendir obrigado linda!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Já ia me esquecer Feliz Páscoa Flor !1!1 Bjks

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, lindas!
    Fiz no possível! Agora, que já uso pontas fica mais fácil, de falar e explicar, para quem não sabe ainda!
    Na verdade, eu já aprendi com a minha prof, no dia em que eu comprei, então perguntem a suas profs para elas darem umas dicas!

    Beijo lindas!
    FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails