terça-feira, janeiro 26, 2010

Ballet Clássico e Contemporâneo: Qual a diferença?

Bom, hoje irei falar sobre um tema muito abordado entre conversas de bailarinas e bailarinos: QUAL A DIFERENÇA ENTRE BALLET CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO?
Pois então,uma das alternativas que sugerem são: "O ballet clássico usa sapatilha de ponta e o contemporâneo não!".Bom, essa alternativa não está totalmente errada, pois existem muitos bailarinos contemporâneos que usam as pontas...Não é muito comum entre os espetáculos, mas existem SIM!
Uma das diferenças fáceis de se no notar é no que se baseia a dança.O ballet clássico visa criar bailarinos e bailarinos com uma leveza e delicadeza especial, de onde surgiram as sapatilhas de ponta, que dá um ar superior e angelical ao movimento.O ballet clássico é reconhecido também pelo fato de ser constituído por movimentos de difícil execução, para que assim consigam um conjunto perfeito e impressionante para o seu público...Isso mesmo!!!!PERFEIÇÃO!É a palavra correta para indicar o que é o ballet clássico: desde a perfeição dos giros sincronizados aos joelhos bem esticados e pontas bem curvas!!!!
Vindo de uma proporção totalmente "arbitrária",  conhecemos o ballet contemporâneo, que opostamente ao ballet clássico, visa uma liberdade de expressão totalmente contraditória ao ballet clássico. A rigidez, antes existente no ballet clássico é EXTINTA!Não são mais necessários os joelhos esticados, a ponta bem curva ou as sapatilhas de ponta. Além de que, o chão aqui, passa a ser utilizado como parte exclusiva da dança, garantindo rolamentos,etc...
Em relação aos figurinos também, existe uma grande diferença, o ballet clássico usa muitos tutus e colants,além de cores e lantejoulas...Já o ballet contemporâneo, adora o uso de  tecidos esvoaçantes e sem muita forma, que dão expressão e beleza ao movimento!
Porém, apesar disso tudo, o ballet contemporâneo não é totalmente diferente do ballet clássico...O dois são um tipo de dança que exige muito esforço e dedicação dos bailarinos e bailarinas....
Obrigada por lerem,
Beijos de,
Jade

Um comentário:


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails